Monsanto leva a caravana Emcena Brasil ao Rio Grande do Sul

23/05/2013

Dois municípios gaúchos, Tupanciretã e São Luiz Gonzaga, serão beneficiados com projeto itinerante de teatro, circo, cinema e música em maio

Nos próximos sábado e domingo, 25 e 26 de maio, os moradores e visitantes de Tupanciretã, município localizado no interior do Rio Grande do Sul, poderão assistir a diversas atrações culturais e educativas da caravana Emcena Brasil que ocorrerão ao ar livre na praça Coronel Lima, no Centro da cidade. Já nos dias 29 e 30 de maio (feriado de Corpus Christi), será a vez de São Luiz Gonzaga, também no Rio Grande do Sul, receber a caravana, no Centro da Cidade, na Praça da Matriz. Dirigida a crianças e adultos, a programação inclui espetáculos teatrais e circenses, música, cinema e muita emoção, sempre entre 15h e 22h, em frente a um animado contêiner, que serve de palco. Desenvolvido pela companhia de teatro Abaréteatro, o projeto itinerante Emcena Brasil tem patrocínio, por meio da Lei Rouanet, da Monsanto do Brasil, empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras para a agricultura.

Com estrutura que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana Emcena Brasil apresenta uma variada programação ao ar livre. São mais de 40 artistas e técnicos envolvidos nos dois dias do evento, para garantir diversão para toda a família. “O Emcena Brasil é um dos projetos sociais apoiados pela Monsanto em 2013 e estamos muito felizes por colaborar com essa iniciativa, que nos permite oferecer atrações culturais alegres e emocionantes ao sul do país”, diz Isabela De Marchi, coordenadora de Sustentabilidade da Monsanto.

Segundo o fundador e diretor da Cia Abaréteatro, Orlando Moreno, o principal objetivo do Emcena Brasil é levar a cultura para onde o povo está. “Passar pelas mais variadas regiões de Norte a Sul desse país é muito gratificante, tanto para adquirir novas experiências, quanto para aprender com a cultura de cada localidade. E o mais importante é que estamos consolidando o projeto como uma arena de congraçamento, de reencontro do povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que todos, do mais humilde ao mais sofisticado, adoram o teatro e apreciam a boa arte. Todos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com uma história bem contada e são capazes de reviver a criança que existe dentro de cada um”, afirma Orlando Moreno. Desde 2007, a caravana itinerante já percorreu mais de 120 cidades brasileiras, atendendo cerca de 300 mil pessoas.

Até o fim do ano, cinco municípios receberão a caravana Emcena Brasil com o patrocínio da Monsanto. Os primeiros beneficiados foram os moradores do bairro Benedito Bentes, localizado na periferia de Maceió (AL). Em maio, o projeto itinerante chega aos municípios gaúchos de Tupanciretã e São Luiz Gonzaga e em novembro será a vez de Cornélio Procópio e Guarapuava, ambos no Paraná, receberem a atração.

Serviço

Evento: Emcena Brasil

Datas e locais: 25 e 26 de maio – Praça Coronel Lima, Centro – Tupanciretã (RS)

29 e 30 de maio – Praça da Matriz, Centro – São Luiz Gonzaga (RS)

Horário: 15h às 22h

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Confira as atrações do Emcena Brasil


Contação de História – Pedro Pedroca Catimbirimboca

A história de Sylvia Orthoff, O pipi choveu aqui, vira uma deliciosa contação para crianças e adultos, que mostra todo o ciclo da água na natureza. Pedroca, ao ouvir falar de muita água, começa a ter vontade de ir ao banheiro, mas, envergonhado, acaba fazendo besteira. A história narra os percalços de Pedroca, sua amiga Sylvoca e a professora dedicada Dona Maroca. Os apuros de Pedroca são compensados pela verdadeira amizade, o amor e compreensão da família e da simpática professora. Texto e adaptação de Luciana Marques.

Oficina de desenho e plantio de sementes – Cia Mão Livre

Na dinâmica, as crianças vão complementar a história de Pedro Pedroca, que fala sobre o ciclo da água. Colagens e desenhos mostrarão o planeta que queremos e embalarão vasinhos nos quais serão plantadas sementes. As crianças levarão seus vasinhos para casa e poderão acompanhar a vida da plantinha que em poucos dias irá germinar. Coordenação de Valéria Alves.

Teatro para crianças – Em busca do segredo esquecido – Cia Abaréteatro

O detetive Lelé Pimentão e sua assistente Belinha receberão o caso mais importante de suas vidas: encontrar o segredo de toda a inteligência do mundo. As peripécias destes dois personagens provocarão a imaginação das crianças, que acabarão participando da suposta investigação. Texto e direção de Orlando Moreno.

Teatro de mamulengos - As folias no terreiro do Seu Mané Pacaru - Mamulengo da Folia

Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: o coisa ruim, o “fut”, como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta a casar com ele. A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público, que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo. Para acompanhar e dinamizar a apresentação, o Teatro de Mamulengos é acompanhado pelo Trio Agrestino.

Sessão de cinema – Cine Curta Brasil

A sessão Curta Brasil é uma seleção de quatro curtas-metragens de animação, que abordam o folclore, as lendas e crendices populares, além de apresentar diversas formas de animação produzidas no cenário nacional.

Teatro para adultos – Belelê Balaio – Cia de 4noAto

Espetáculo embasado na vertente folclórica da literatura de cordel. Na história, Maria Muxibenta quer casar suas três filhas: Maria Sem Graça, Maria Com Graça e Virgem Maria. Mas o futuro marido tem que ser rico, bonito ou, de preferência, as duas coisas. A comédia dialoga com questões corriqueiras, na base do verso e do improviso.

Contação de história – O mosquito Faniquito com siricutico

O mosquito Faniquito, que não é o da dengue, está com siricutico, pois o vovó fechou a janela e ele não consegue entrar. Para piorar, todos os bichinhos lhe dizem como fazer, mas ele insiste em ser turrão. Até que o ratinho lhe explica a força das palavras mágicas: com licença, por favor e obrigado. Faniquito então vai passear pela casa achando que é o dono do mundo, só porque agora sabe que cortesia e educação abrem portas até pra quem quer fazer confusão. Texto de Jonas Ribeiro, com Luciana Marques.

Oficina de confecção de bonecos de luva – Cia Mão Livre

Crianças e adultos poderão aprender técnicas de confecção de bonecos e formas animadas, o uso de materiais recicláveis, no intuito de tornar prazeroso o processo de criar e contar histórias a partir da fabricar de seus personagens. Para participar é preciso se inscrever, pois serão 30 vagas.

Teatro para crianças – Faz de conta que tem... história – Cia Abaréteatro

No estilo de circo-teatro, com muito humor e criatividade, os atrapalhados Lelé e Belinha resolvem ser palhaços de um circo que está fechando as portas. Para tentar salvar o circo, decidem contar uma última história: A história do Brasil – de Cabral a Republica virtual. Só que desta vez tudo será diferente, pois está em jogo o palhaço e o circo. Com Orlando Moreno e Luciana Marques.

Show musical – Trio Agrestino

O Trio Agrestino, formado em 1969, apresenta o autentico forró nordestino, numa homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo fazem parte da atração, que traz um pouco de xote, baião e xaxado, numa viagem pelo universo tradicional do sertão. Com os artistas Zé do Fole, Erasmo e Rabiola.

Espetáculo circense – Versão Brasileira – Los Circo Los

Apresentação circense com técnicas que incluem malabares, equilíbrio, acrobacias e mágica, além do humor dos palhaços. No final, o espetáculo satiriza o clássico número das águas dançantes. Com Vitor Poltronieri e Rodrigo Ballet.