Como a Agricultura está Relacionada ao Planeta

A agricultura sozinha representa a maior utilização de terra e água pelo homem. Portanto, ela tem um maior impacto potencial sobre o nosso planeta do que qualquer outro empreendimento humano.

Ao mesmo tempo, a agricultura é uma das primeiras coisas a ser afetada pelas mudanças em nosso meio ambiente. A elevação das temperaturas, condições meteorológicas extremas, secas - estes são apenas três dos muitos problemas que a agricultura precisa enfrentar para alimentar a humanidade. Colocando de uma forma bem simples, se você se preocupa com o meio ambiente, você tem que se preocupar com a agricultura. E vice-versa.


Nossa maior pegada ambiental

De acordo com estimativas, a agricultura atualmente utiliza 60% da terra arável do planeta Terra. Ela usa também 70% da nossa água doce.

Existem diferentes opiniões sobre como a agricultura pode atender às necessidades de uma população em crescimento. No entanto, uma coisa é clara: se temos que dobrar nossa produção de alimentos nas próximas décadas, teremos que ficar mais eficientes – é matematicamente impossível dobrar a quantidade de terra e água que já utilizamos.

A agricultura e mudança climática

Como uma sociedade, estamos apenas começando a sentir os impactos da mudança climática. Alguns efeitos da agricultura – como os gases de efeito estufa produzidos por máquinas agrícolas e a produção de fertilizantes – são fatores que contribuem. E, claro, a própria agricultura pode sofrer os efeitos da mudança climática. A agricultura precisa se adaptar às condições de mudança e utilizar técnicas agrícolas que reduzam o impacto do nosso clima em mudança.

Água

Além do aumento das temperaturas globais, padrões de precipitação erráticos – demais em algumas áreas e insuficiente em outras – estão gerando novos desafios para os agricultores. Devido ao derretimento glacial, algumas áreas perderam, ou estão em risco de perder, sua oferta de água doce para a irrigação.

Desmatamento e biodiversidade

Outra complexidade no ciclo agrícola e ambiental é o papel do desmatamento.

A principal causa do desmatamento é a necessidade de se desmatar novas terras para a criação de gado e para a produção agrícola. Em muitas partes do mundo, esse desmatamento está acontecendo em áreas ricas em biodiversidade, como florestas tropicais.

A eliminação de milhares de hectares de árvores não apenas aumenta a pressão sobre importantes espécies de planta e animais, mas também reduz a capacidade da Terra em capturar carbono. Mais carbono na atmosfera pode intensificar os efeitos da mudança climática, aumentando os potenciais efeitos negativos sobre a produção agrícola.

Um ciclo complicado

A relação entre a agricultura e mudanças climáticas é complexa. Da mesma forma que a agricultura está procurando maneiras de aumentar drasticamente a produção de alimentos, os efeitos das alterações climáticas estão tornando mais difícil o aumento da produção.